Orientações (Pós-graduação)
Imprimir
Como solicitar um E-mail

O aluno regular, devidamente matriculado, poderá obter o endereço de correio eletrônico através deste Portal do Aluno. Para obter a senha, o aluno deverá acessar o link “Solicitar Senha/Alias de E-mail” e informar os dados pessoais, conforme foram efetuados no registro da matrícula. Após a concordância do Termo de Uso do Serviço, será exibido uma mensagem informando que o "login" e "senha" foram encaminhados para o e-mail alternativo do aluno (cadastrado durante o ingresso à UnB). Caso o aluno não tenha registrado um e-mail alternativo, será necessário procurar um posto da SAA e proceder com a atualização do cadastro, pois, somente após realizar este procedimento é que será possível obter as credenciais de acesso ao novo Webmail.


Troca e Recuperação da Senha de Acesso

Alterar Senha: Para alterar a senha, será necessário que o Aluno informe a senha atual e digite a nova (duas vezes), devendo, obrigatoriamente, ter no mínimo 6 caracteres, a qual será permitido o uso de letras e/ou números, podendo ou não ser combinados.

Recuperar Senha: Caso esqueça sua senha, utilize a ferramenta “Solicitar Senha” e informe os dados solicitados. Após este procedimento, surgirá uma mensagem com solicitação de confirmação de envio da senha atual para o e-mail alternativo do usuário.

Observações: Caso tenha problemas relacionados ao e-mail alternativo e/ou receba mensagem de acesso negado ao tentar recuperar a senha, favor acessar o link "Fale Conosco" e entrar em contato com a Secretaria de Administração Acadêmica – SAA.


Formato Padrão

No momento da matricula, por padrão, tendo como base o número da matrícula do aluno e seu nome, respectivamente, o sistema gerará um endereço de e-mail e um Alias para cada usuário. Não será possível efetuar alterações no endereço de e-mail e/ou Alias, dado a existência de normas padrões para uso da ferramenta.

Exemplos:

<matrícula>@aluno.unb.br, ou;

@aluno.unb.br.

 


Redirecionamento de Mensagens

O aluno poderá cadastrar um endereço de e-mail alternativo (de outro provedor) para que o seu Webmail @aluno.unb.br possa encaminhar e/ou redirecionar as mensagens recebidas, permitindo, assim, maior facilidade de uso e comodidade ao usuário (Link do Tutorial).


Direitos do Usuário

O aluno de graduação e pós-graduação, enquanto estiver regularmente matriculado na UnB, terá direito ao endereço de correio eletrônico. A partir do seu desligamento, terá 30 dias de conta ativa; ao findar este prazo, a conta será cancelada definitivamente.

Fica sob a responsabilidade do aluno que for desligado, efetuar o backup de forma integral (fazer cópia de suas mensagens e/ou arquivos) de suas informações armazenadas no servidor de E-mail, OneDrive e demais ferramentas/aplicativos da Suíte Office 365.

Cada aluno terá direito a 50GB de espaço para armazenamento de mensagens (incluído as pastas de envio e outras que eventualmente sejam criadas). Além disso, por meio da ferramenta OneDrive, terá 1 TB de espaço para salvar arquivos na nuvem.


Serviços

O endereço de correio eletrônico do aluno é reconhecido na Internet por se tratar de um domínio válido.

O servidor Webmail possui antivírus; porém, é recomendado ao aluno ter em seu computador um programa antivírus atualizado, além de evitar abrir mensagens de origens desconhecidas e que não tenham sido solicitadas (principalmente com extensões .exe; .vbs; .com; .scr; .pif).

As mensagens descartadas não poderão ser recuperadas, pois estas serão definitivamente removidas do servidor de e-mail da Microsoft, portanto, não estarão sob controle da Universidade de Brasília.

Motivos que podem contribuir para que o usuário não consiga enviar ou receber de mensagens:

Sua caixa postal pode estar cheia;

O servidor de e-mail do remetente pode estar passando por dificuldades de conexão;

O remetente está enviando arquivos que contenham vírus, dentre outros.

O aluno poderá usar recursos de compressão de arquivos antes de anexá-los. Desta maneira, estará otimizando o seu espaço de armazenamento, além de racionalizar o uso dos enlaces de comunicação com a internet.


Acesso ao Webmail

O Webmail do Aluno da UnB poderá ser acessado através de navegadores (Browsers), assim como clientes de e-mail e outros dispositivos que estejam devidamente conectados à Internet.

O aluno deverá providenciar o seu acesso à Internet, como consta no Termo de Uso de Serviços.

O Centro de Informática da Universidade de Brasília - UnB comunica à Comunidade universitária que foi disponibilizado a Suíte Office 365, para todos os alunos regulares da UnB. Esta nova ferramenta substituirá o antigo Webmail do Aluno, trazendo, portanto, uma interface mais moderna de correio eletrônico, com maior capacidade de armazenamento, gerenciamento e inúmeros recursos.

 

A nova plataforma poderá ser acessada pelo endereço https://portal.office.com, com as mesmas credenciais do antigo Webmail. Com essa mudança, cada caixa de correio eletrônico terá 50GB para armazenamento de mensagens, além de 1 TB de espaço para salvar arquivos na nuvem, por meio da ferramenta OneDrive.

Outras informações relativas ao MS Office 365 na UnB:

O usuário poderá utilizar todos os aplicativos disponibilizados na tela inicial da Suíte Office 365, diretamente na nuvem, ou seja, este não poderá instalar as ferramentas/softwares em seu computador pessoal ou de terceiros.
O acesso será exclusivamente via navegador Web e todos os seus dados serão armazenados nos servidores da Microsoft, portanto, não estarão sob controle da Universidade de Brasília.
Dentro da Suíte Office 365, não será permitido a troca/permuta de senhas, bem como a recuperação de login do usuário, sendo assim, a alteração deverá ser efetuada por meio do Portal do Aluno https://aluno.unb.br.

Para mais informações, acesse o FAQ: https://sti.unb.br/office365-alunos

 

Em caso de dúvidas ou problemas com o novo Webmail do Aluno, favor nos contatar pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Universidade de Brasília - UnB